terça-feira, 25 de outubro de 2011

Uma obra de fé.

Texto bíblico:

Atos 15:22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos com toda a igreja escolher homens dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens influentes entre os irmãos.
Atos 15:23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos e os anciãos, irmãos, aos irmãos dentre os gentios em Antioquia, na Síria e na Cicília, saúde.
Atos 15:24 Portanto ouvimos que alguns dentre nós, aos quais nada mandamos, vos têm perturbado com palavras, confundindo as vossas almas,
Atos 15:25 pareceu-nos bem, tendo chegado a um acordo, escolher alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
Atos 15:26 homens que têm exposto as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Atos 15:27 Enviamos portanto Judas e Silas, os quais também por palavra vos anunciarão as mesmas coisas.
Atos 15:28 Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias:
Atos 15:29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá.


Neste contexto o evangelho havia sido recém pregado aos gentios, e graças a Deus que o Senhor nos deu a graça do Cristo ressurreto ser pregado não somente aos judeus de nascimento mas também aos gentios, pois nós agora pela fé nós agora fomos feitos filhos de Abraão mas antes disto também eramos gentios.
"os que são da fé é que são filhos de Abraão"
O povo judeu como foi citado no post  anterior, tinha o Torá, o nosso atual velho testamento, nele havia cerca de seiscentas leis a serem cumpridas, o que torna impossível o cumprimento total por parte meramente humana. Deus enviou seu filho Jesus, e este aboliu os mandamentos em forma de ordenanças¹, e nos deu o seu Santo Espírito. No relato do texto acima alguns judeus queriam que os recém convertidos se submetessem aquela enorme quantidade de leis, mas o Espírito Santo revelou o que Ele realmente quer de nós, um coração voltado a sua vontade, e leve para o vento do espírito, em outras palavras, é como se nós fossemos uma folha e o espírito fosse o vento, Deus sopra e nos leva a onde quer, isto é, Deus nos manda e não resistimos de forma alguma, simplesmente obedecemos, é isso que o Senhor quer de nós. De todas aquelas leis, Deus apenas pediu que eles observassem alguns pontos para o seu bem. E estes pontos são:

  • Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos
  • Do sangue
  • Da carne sufocada
  • Da prostituição (sendo esta entendida como qualquer relação, fora dos padrões divinos).

Destas coisas o cristão faz bem, quando se guarda. Não devemos esquecer que somos santuário do Deus vivente que habita em nós, Jesus deu seu sangue para nos resgatar, sejamos gratos.



¹ isto está no livro de Efésios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário